A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA - RESENHA

segunda-feira, julho 05, 2010 2 comentários
Eu tenho um medo danado de ser rejeitado. Quem não tem? A gente já tem que fazer um esforço imenso para ser aceito, afinal vivemos numa sociedade onde a competição dá ares de sua (falta de) graça a todo momento, não é mesmo?. E não há quem não queira se dar bem. Porém há os que usam o esforço pessoal, há os talentosos, há os espertos e há os inescrupulosos nesse nosso confuso tecido social.

Uma sociedade que valoriza muito os aspectos estéticos além da capacidade intelectual, a aparência em lugar do essencial; a astúcia em lugar da inteligência; uma sociedade, enfim cheia de máscaras, hipocrisias e falsetes só pode erigir uma torre de babel travestida de civilização de pessoas evoluídas. Lobos em pele de cordeiro estão se destacando a todo hora, em todos os lugares.

Agora: imagine o que uma pessoa sem predicados daqueles de se colocar na vitrine seria capaz num meio desses, cheio de preconceitos quando você se apresenta e a primeira coisa que todo mundo faz é olhar de cima embaixo, julgando secretamente suas habilidades e aptidões através de sua aparente cara e corpo.

Pois vamos falar de uma feiúra que por obra de um destino arranjado por convenções vai parar num palácio de um rei muito poderoso e de que forma? Como esposa. Pode pasmar, meu amigo (a)! E não será qualquer uma esposa, apesar de feia. Ela vai escrever a bíblia, a história do mundo. Imagine isso sendo feito por uma mulher, ainda por cima, feia! Vá ler A Mulher que Escreveu a Bíblia pra ver o que é se desdobrar contra uma “abominação” que vem de tudo quanto e lado, do rei até o mais desmerecido súdito. E ainda por cima, do pai, da mãe e da irmã, linda por sinal.

Havendo, no entanto, conhecimento e astúcia, algum vento brando pode soprar favoravelmente. Mas agora, faça o favor, vá ler o livro senão vou ficar tentado a dar uma de ardiloso e contar tudo aqui mesmo, de tão envolvente e bom que é de se ler. Livro, aliás, que é crédito exclusivo do grande Moacir Scliar, o autor que colocou o pergaminho nas mãos da feia e lhe deu a oportunidade de conduzir essa fantástica narrativa.

A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA
Moacyr Scliar
Cia das Letras, 1997

2 comentários:

  • Talita Prates disse...

    Cacá,
    muito boa a sua resenha!
    Como havia escrito no Buzz, esse livro é uma leitura que vale muito a pena! Pelas "sacadas" irrepreensíveis e pela ironia felina e bem-humorada de Scliar, através da feia super adorável! Também recomendo!

    Adorei tua visita ao meu blog. Saiba que estou muito grata pelas gentis palavras.
    Fique sempre à vontade para o retorno.
    Hoje, segunda, estou também em http://confrariadostrouxas.blogspot.com/
    Fica o convite para mais uma visita...

    Abraço,

    Talita Prates

Postar um comentário

Followers

 

©Copyright 2011 Sinestesia Cultural | TNB